quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Regras do Jogo Espadas

O jogo tem quatro participantes, que formam duas duplas, devendo sentar em posições alternadas.

Jogadores - 4.
Baralhos - um baralho de 52 cartas.
Distribuição - 13 cartas para cada jogador.
Objetivo - A primeira equipe a fazer 500 pontos vence.

Definições
Vaza - uma rodada ganha
Rodada - uma sequência de 4 jogadas, onde cada jogador joga uma carta, e o vencedor ganha uma vaza.
Carta mais alta - a carta de maior valor do naipe. A ordem das cartas é a seguinte, da menor para a maior: 2, 3, 4, 5, 6, Q, J, K, 7, A. O naipe que de maior valor é o naipe de espadas (trunfo).
Seguir o naipe - jogar um carta do mesmo naipe da primeira carta da rodada.
Aposta - o número de vazas que um jogador pretende ou acha que vai ganhar.
Contrato - as apostas combinadas de dois parceiros.
Sobrevazas - qualquer rodada ganha por uma equipe que esteja além do previsto no contrato. No jogo é referido como S.V..
Nil - aposta vazia. Neste caso, o jogador acha que não vai ganhar nenhuma vaza. Esta aposta vale 100 pontos.
Double Nil - o mesmo que nil mas que valendo 200 pontos. Um jogador só pode apostar um double nil com a mão cega, ou seja, sem ver nenhuma carta de sua mão, estas serão reveladas após a aposta ser feita.

O Jogo
O distribuidor distribui 13 cartas para cada jogador, uma a uma, no sentido horário Após isso, são realizadas 13 rodadas. O jogador que começa a primeira rodada é o jogador à esquerda do distribuidor. O primeiro jogador deve baixar uma carta que não seja do naipe de espadas. Os jogadores seguintes (no sentido horário) devem seguir o naipe jogado pelo primeiro jogador. Se algum jogador não possuir carta deste naipe, ele pode jogar qualquer outra carta que tiver na mão. Cartas do naipe de espadas só poderão ser baixadas após a primeira rodada e após algum jogador baixar uma carta do napie de espadas por não possuir cartas do naipe correspondente. No final da rodada determina-se o vencedor da seguinte forma: se uma ou mais cartas do naipe de espadas tiverem sido jogadas, a carta mais alta de espadas é a vencedora. Caso o naipe de espadas não tiver sido jogado, a carta mais alta do naipe da primeira carta é a vencedora. O vencedor da rodada ganha 1 vaza. Este jogador inicia a próxima rodada. Após 13 rodadas, todos os jogadores estarão sem cartas na mão, e é realizada a contagem dos pontos. Caso nenhuma equipe atinja 500 pontos, são distribuídas 13 cartas novamente para cada jogador, e cada jogador de cada equipe deverá fazer novas apostas, iniciando assim um novo jogo. Esse processo é repetido até uma equipe alcançar 500 pontos. Esta equipe será a vencedora.

Pontuação e Penalidades
Se o contrato for cumprido pela dupla, esta receberá 10 pontos por cada vaza ganha e 1 ponto por cada sobrevaza. Se a dupla não conseguir ganhar o número de vazas que apostaram (contrato), esta receberá o número de vazas do contrato multiplicado por -10 (menos dez), somando assim uma pontuação negativa. Quando uma dupla atingir 10 pontos de sobrevazas, receberá uma penalidade de cem pontos e os pontos de sobrevazas serão zerados.

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