quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Regras do Jogo de Poker

O Poker é um jogo de cartas com muitas variações. Esta em particular é a versão brasileira de poker fechado.No Megajogos, é um jogo de apostas onde créditos virtuais sem valor monetário são disputados por puro entretenimento, ou seja nenhum crédito poderá ser trocado por dinheiro.
Para entrar no jogo o participante deve ter créditos em sua conta igual ou superior ao cacife da mesa. O jogo pode ter no mínimo dois participantes e no máximo oito. Com até quatro pessoas o baralho conterá as cartas de 7 ao Ás e a cada pessoa a mais na mesa, será adicionada quatro cartas ao baralho com valor menor, ou seja com cinco pessoas será adicionado os 6 de todos os naipes, com sete pessoas os 5 e com oito pessoas, o baralho será de 4 ao Ás ( 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 , J, Q, K, A).

Dinâmica da partida
Um jogo de poker é feito de inúmeras partidas. Os participantes podem entrar e sair do jogo a qualquer momento, mas precisam aguardar uma nova partida iniciar para jogar. Uma partida é feita de um número determinado de rodadas:
Pingo.
Distribuição de cartas.
Primeira rodada de apostas.
Troca de cartas.
Segunda rodada de apostas.
Mostra de cartas (Showdown).
Carteador


O primeiro carteador da mesa é sorteado e os seguintes são os jogadores que estão à esquerda do carteador. Como o processo de embaralhamento e distribuição é automatizado, a figura do carteador em termos práticos serve para definir quem é o primeiro a jogar, que é quem estiver a esquerda do mesmo.

Pingo
O pingo é uma quantia fixa obrigatória a ser paga para entrar na partida. Cada mesa tem um valor de pingo proporcional ao cacife da mesa. Se o jogador desistir da partida antes de começar a rodada de apostas, perderá o pingo. Para agilizar, a opção de pingo automático começa ativa na mesa de jogo, ou seja se você estiver na mesa, no início da partida seu pingo será depositado no centro da mesa. Se você desselecionar esta opção, o sistema perguntará se você realmente quer depositar o pingo. Se não depositar, você ficará de fora da mesa.

Distribuição
As cartas serão distribuídas em sentido horário uma a uma até que todos os participantes tenham cinco cartas na mão. Neste momento cabe ao jogador avaliar sua chance de formar uma boa mão, tendo em mente que haverá uma oportunidade de trocar até cinco cartas mais a frente na partida.

Rodada de apostas
O jogador à esquerda do carteador abre a rodada de aposta podendo optar por uma das seguintes opções:
Apostar uma quantia igual ou superior a quantia mínima e igual ou inferior ao limite de aposta da mesa (se houver).
Correr da partida, ou seja desistir de prosseguir para não perder mais.
Pedir "mesa", que é se abster de apostar passando a vez, mas sem correr. Esta opção está disponível apenas ao jogador da vez, se ainda não houve aposta na rodada, ou seja, se ele for o primeiro a apostar ou se os outros antes dele também optaram em pedir "mesa".

Do segundo jogador em diante, as opções são:
Cobrir a aposta, que é depositar um valor para igualar o que foi apostado.
Aumentar a aposta, que é além de cobrir, depositar um valor a mais e assim obrigar que os outros cubram a sua aposta ou corram.

Correr.
A rodada termina quando todos que continuam no jogo tenham coberto a aposta, ou seja quando todos tenham apostado o mesmo valor. Se a mesa tiver limite de aposta, o valor apostado na rodada não poderá exceder o mesmo.

Troca de cartas
Iniciando pelo jogador a esquerda do carteador e prosseguindo em sentido horário, cada jogador poderá trocar de zero a 5 cartas de sua mão no intuito de conseguir uma melhor mão.

Showdown
Ao término da segunda rodada quem não correu mostra a mão e quem tiver a melhor combinação ganha a partida e todo o valor apostado. A exceção é se todos menos um correm. Neste caso quem ficou na mesa ganha o total das apostas, mas não mostra as cartas. No caso de empate o valor é dividido igualmente entre os vencedores.

All In
Quando um jogador usa todas as fichas, seja para apostar ou para cobrir uma aposta de igual ou maior valor, fica na condição especial de "all in". Ao depositar todas as fichas, ele continua no jogo, mas se vencer, não levará todo o valor depositado na mesa, mas o valor que ele depositou multiplicado pelo número de jogadores que terminaram a partida. O restante é disputado pelas mãos dos outros jogadores. Um exemplo: Continuam na mesa os Jogadores A, B e C. A aposta 100, B aposta 100, C aposta 50, pois é tudo que tem. C está em "all in". C vence a partida, mas leva 150 (50 X 3) pois apostou 50 e 3 jogadores terminaram a partida. Se B tiver o segundo melhor jogo, fica com o resto (100). Se B e A empatarem, cada um fica com 50, repartindo o resto. Um outro caso seria se C e B empatam e A perde. Neste caso C recebe 75 (50 X 3/2) e B fica com o resto, ou seja 175.

Kicker
Uma carta da mão que não faz parte da combinação, mas que serve para desempate.
Valores das combinações em ordem crescente:
Nada Esta é a mão mais fraca. É quando nenhum dos casos abaixo acontece e o valor da mão para critério de desempate é o valor da carta mais alta seguida da segunda mais alta e assim por diante, de modo que K,J,9,8,7 vence Q,J,10,9,7.

Um par Duas cartas de igual valor numérico formam um par. Quanto mais alto o valor do par, mais forte é este para desempate com outra mão com um par. Se ocorrer de haver duas mãos com um par de mesmo valor, a mais alta é a que tiver o kicker maior.

Dois pares Duas combinações de duas cartas de valores iguais, porém diferentes entre as combinações. No caso de empate entre duas mão com dois pares iguais, o kicker define o vencedor.

Trinca Três cartas de igual valor numérico e duas outras distintas entre si. Entre as trincas vence a de maior valor.

Sequência Cinco cartas em sequência contínua, porém não todas do mesmo naipe. A sequência maior é a que contiver a carta de maior valor. Por exemplo K,Q,J,10,9 vence de J,10,9,8,7.

Flush Todas do mesmo naipe, porém sem formar sequência. Entre dois flush, o critério de desempate é o valor da carta mais alta seguida da segunda mais alta e assim por diante, de modo que K,J,9,8,7 vence Q,J,10,9,7. É possível empatar com flush.

Full House É uma trinca e um par na mesma mão. Ganha a que tiver o valor da trinca mais alta no caso de duas mãos com full house.

Quadra (Four) Quatro cartas do mesmo valor numérico mais uma outra qualquer.

Straight Flush São cinco cartas do mesmo naipe em sequência numérica, sendo a maior delas no máximo um Rei(K).

Royal Straight Flush É a mão de mais alto valor possível e também o mais difícil de conseguir. São cinco cartas do mesmo naipe em sequência numérica, tendo o Ás como a mais alta. É um tipo especial de Straight Flush.

Créditos e Recarga
A emoção do Poker é a adrenalina de ganhar ou perder mediante apostas, porém como o que está em jogo não tem valor monetário, são apenas créditos virtuais ou dinheiro de brinquedo, adotamos uma política de créditos e recarga que valoriza estes pontos ganhos limitando a disponibilidade destes créditos.
Ao entrar a primeira vez no jogo de Poker, você terá uma conta ativada com 1000 créditos se for sócio do Megajogos e 500 créditos se tiver em período de teste (passe de 20 horas). Se por ventura perder estes créditos no jogo, você poderá recarregar os créditos clicando no botão apropriado na tela de entrada do Poker. Para solicitar a recarga precisa ter menos de 50 créditos em sua conta. Neste caso, 150 créditos serão adicionados duas horas depois da solicitação. Você poderá solicitar no máximo duas recargas por dia. Portanto valorize seus créditos!

Política de Segurança e Fair-Play
Para evitar a perda de créditos por motivos de quedas de conexão e para dificultar transações ilegais ou que ferem nossos termos de serviço, o jogador não recebe de outros jogadores um valor maior do que o coberto por ele próprio. Cada jogador que apostou um valor que não tenha sido coberto tem estornado a diferença, mesmo que este saia do jogo.
Exemplo:
- Jogador A e B pingaram 10 cada um;
- Jogador A apostou 500;
- Jogador B aumentou a aposta para 10 mil;
- Jogador B sai da mesa ou perde a conexão.
Nesse caso, o Jogador A recebe 1020 (500 de sua aposta + 500 do Jogador B + 20 dos pingos) e o Jogador B tem estornado 9500 créditos (10 mil - 500 cobertos pelo Jogador A).

2 comentários:

  1. NO CASO ALL IN DE 2 JOGADORES NO FINAL DA MESA, QUEM DEVERÁ MOSTRAR AS CARTAS EM PRIMEIRO LUGAR?

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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