quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Regras de cacheta

O jogo é individual e tem quatro participantes.

Jogadores - 4.
Baralhos - dois baralhos, sendo que as cartas dos coringas (Jokers) não são utilizados.
Distribuição - nove cartas para cada participante.
Objetivo - Eliminar os oponentes e ser o único a permanecer na mesa.

Definições
Coringa - a carta que pode substituir qualquer carta em uma sequência ou trinca.
Vira - é a carta do maço que será virada para determinar o curinga, que será sempre a carta acima da que foi virada, obedecendo-se a cor. Exemplos: virado o 8 de Paus, todos os 9 pretos serão curingas.
Trinca - três cartas do mesmo valor e de naipes diferentes, sendo que os jogadores poderão agregar uma ou duas cartas do mesmo valor, desde que seja dobrada (do mesmo naipe). Exemplo: 5 de Copas, 5 de Paus, 5 de Ouros e outro 5 de Ouros.
Sequência - três ou mais cartas seguidas, do mesmo naipe). O Ás, nas seqüências, pode servir acima do Rei ou abaixo do Dois.
Rodada - uma sequência de jogadas que ocorre até que algum jogador bata.
Bater - combinar e baixar as nove cartas ou as 10 cartas (as nove que recebeu mais a da compra), formando trincas e/ou seqüências.
Ordem das cartas (da menor para maior): A, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, J, Q, K.
Maço - é o bolo de cartas que sobra após a distribuição.
Lixeira - é o bolo formado com as cartas descartadas, onde apenas a última carta é vísivel.
Ficar na boa - precisar de apenas uma carta para bater.
Furar a fila - é comprar da lixeira fora da sua vez para bater.
Se queimar - quando um jogador não pode mais furar a fila na rodada.

O Jogo
Após a distribuição das cartas, revela-se a carta do topo do monte - a Vira. O primeiro jogador compra uma carta do maço, tenta formar jogos e se possível bater. Descarta uma carta dando início a lixeira. Quando o jogador descarta uma carta, a vez é passada ao jogador seguinte, seguindo o sentido horário. O jogador seguinte poderá comprar do maço ou comprar a última carta descartada na lixeira. Um jogador que achar que pode bater comprando apenas mais uma carta (que completaria seus jogos) pode anunciar que está na boa. Um jogador na boa pode furar a fila. Porém, se um jogador furar a fila mas não conseguir ou puder bater, ele se queima. A partida termina quando alguém bate. Um jogador pode bater com 9 ou 10 cartas. Quando bate com 9 ele descarta uma carta, e quando bate com 10 não descarta nada. É importante dizer que, para bater, qualquer jogador que tiver avisado que está na boa poderá furar a fila.

Contagem
Cada jogador começa com 10 pontos. Quando um jogador bate uma rodada com 9 cartas, todos os oponentes perdem 1 ponto. Se bater com 10, os oponentes perdem 2 pontos. Um jogador que fica com 0 pontos sai do jogo e o jogo continua até que sobre apenas um jogador, que será o vencedor.

119 comentários:

  1. pode colocar dois coringas em uma sequencia ou trinca de uma vez pra bater

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me tire duvida Estamos jogando em 4 pessoas eu dei carta bati a partida de pife meu companheiro da.frente saiu do lado dele também ficou somente eu meu companheiro do lado esquerdo..o carteado volta pra mim ou não

      Excluir
    2. PODE SIM COLOCAR ATÉ TRES CORINGAS

      Excluir
    3. Ola gostaria de saber uma situação estava com três coringas e um jogo feito cm uma carta duplicada,meu adversário jogou uma carta pra mim eu coloquei baralho na mesa achei que tinha batido isso enquadra como se queimar?

      Excluir
  2. poso pegar uma carta mesmo depois que o outro comprar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apenas se o jogador da vez não cobrir a lixeira com um descarte

      Excluir
    2. Tiro uma pessoa se a pessoa que saiu compro a vez de compra e minha o baralho não volta ??

      Excluir
    3. Após eu comprar o outro pode bater depois que eu comprar?

      Excluir
  3. Batendo com uma quadra e uma quina vale 10 ou 9?

    ResponderExcluir
  4. pra que serve a força das cartas entao?

    ResponderExcluir
  5. se eu tiver 5 copa e outro de pinto esperando um de ouro so q 5 espada e corringa e auguem joga fora un de espada
    eu posso bater

    ResponderExcluir
  6. Se eu der cartar e sair batido posso apresentar o jogo antes do mão comprar?

    ResponderExcluir
  7. Se eu der cartar e sair batido posso apresentar o jogo antes do mão comprar?

    ResponderExcluir
  8. Pode fazer uma sequência de "QKA2"???

    ResponderExcluir
  9. Pode fazer jogo de k123 para bater de 10?

    ResponderExcluir
  10. Sim desde que haja uma sequência tudo está valendo acho eu.

    ResponderExcluir
  11. O rapaz da As cartas e você sai batido com as nove cartas na mão sem ser mão e quem deu carta bati na vira quem está certo ???

    ResponderExcluir
  12. 8+9+10+valete é uma sequência para bater de 10 horas

    ResponderExcluir
  13. Posso bater uma de 10 sendo
    Ex: K K K K sem ser repetidos

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Como que se faz um jogo de quina e quadra

    ResponderExcluir
  16. Como se faz um jogo de quina e quadra

    ResponderExcluir
  17. Quando a pessoa pega o bolo na vez errada o correto é colocar a carta de volta no mesmo lugar ou embaixo do bolo?

    ResponderExcluir
  18. Quando uma pessoa diz pati e a outra coloca a mão na carta pra pater depois da outra ter dito quem bate?

    ResponderExcluir
  19. Quando um jogador fura a fila e grita bati, e outro coloca a mão sobre a mesma porquê precisa da carta pra bater além de ser sua vez. Quem é o vencedor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tmb queria saber essa,eu sou próximo jogando aqui agr e la ia bater com a carta a menina jogou e o kara gritou q bateu primeiro fiquei bolado com ele falando q não podia pq eu era o próximo... queria saber quem está certo ??

      Excluir
  20. A pessoa que fica com uma pedra e o outro omponente tem três aquele que tem uma pedra ele pode bater de 10?

    ResponderExcluir
  21. Se meu oponente tiver com o jogo virado pra cima, posso bater com uma das cartas que estao viradas ?

    ResponderExcluir
  22. se eu jogar o coringa no lixo o outro jogador pode pegar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somente para fazer jogo, exemplo:
      O vira é 2 vermelho, e é jogado o coringa e se a pessoa tiver 2 três PRETOS, pode pegar sim

      Excluir
  23. Pode entrar de dois a um na caicheta de palito

    ResponderExcluir
  24. Eu sou a mão, posso fazer tinca com a vira e jogar uma da mão?

    ResponderExcluir
  25. Se vc bater depois que alguém ja pescou isso vale????

    ResponderExcluir
  26. se alguem jogar um coringa fora por exemplo 2 de paus é o coringa e meu adversario joga fora e eu tiver com 3 e o 4 de paus posso bater?

    ResponderExcluir
  27. Para bater com as9 ou 10 quadra e quina sendo uma quina de par é necessário que tenha par dobrado?

    ResponderExcluir
  28. Se um participante acaba com seus pontos ele pode entrar se os outros estao com o mesmo total de pontos????

    ResponderExcluir
  29. Tenho uma dúvida,
    Estou dando cartas, sem querer dei 2 ou 4 cartas ao meu adversário.
    Perco o carteado? Ou ele pode deixar chegar a sua vez e trucar?

    ResponderExcluir
  30. Se no pife eu errar na hora de cartear der cartas a mais ou a menos o que fazer devo recolher todas as cartas ou so complementar a que falta

    ResponderExcluir
  31. Pode bater com 2 sequências de 5 cartas?

    ResponderExcluir
  32. Eu quero saber se eu sair com 10 cartas eu bater

    ResponderExcluir
  33. Posso forma uma jogada com k Á e 2

    ResponderExcluir
  34. Posso distribuir as cartas do jeito que eu quiser ou seja de 2 em 2 1em 1

    ResponderExcluir
  35. Estou jogando uma caneta no valor de 10.00R$ eu saí e outro saímos da cacheta na mesma rodada nós dois podemos entra de novo com o mesmo valor cada um.

    ResponderExcluir
  36. Pode pegar a carta do anterior na mao pra bater com 9 ou nao pode pegar e deve bater com ela na mesa?

    ResponderExcluir
  37. Jogo caixeta desde que me lembro por gente, tenho 51 anos e outro amigo que estava na mesma mesa tem 60 anos e TB. Joga a mais de 40 anos!
    Hj tivemos um dilema jogando cachetão; pois a vida toda joguei cachetão onde pode mais se um jogador bater com a mesma carta, só que jogadores da mesa mais jovens de idade discordaram disso!
    Qual a sua opinião!

    ResponderExcluir
  38. Na cacheta oficial. Fale o 5° coringa? "Espelho"

    ResponderExcluir
  39. Estamos jogando e o companheiro se queimou. Pode juntar cartas da mesa ou apenas pode comprar do masso restante do baralho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm gostaria de saber..ele pode levantar está carta, ou deve pegar do monte?

      Excluir
  40. Boa noite deixa eu perguntar posso bater a partida em cima de um coringa descartado pelo adversario

    ResponderExcluir
  41. Se eu estiver esperando uma carta (exemplo 5 de paus) e essa carta for descartada e o próxima a comprar também esteja esperando a mesma carta, vale quem bater na mesa primeiro ou quem está na sequência tem prioridade?

    ResponderExcluir
  42. mim tira um dúvida k A e 2 e jogo na cacheta

    ResponderExcluir
  43. Quem cai fora e compra pra volta ao jogo na hora de raxa o dinheiro quem comprou ganha a mesma coisa do que o outro q não comprou nenhuma vez

    ResponderExcluir
  44. Na minha vez eu levantei a carta da lixeira e ja estava no meu baralho e eu já estava levando o meu descarte até a lixeira, o outro jogador pode bater na carta que eu levantei mesmo estando na minha mão?
    Ele disse que pode bater se eu não tiver descartado ainda ! Isso está certo ??

    ResponderExcluir
  45. A sequência 10QJK é válida? O parceiro aqui disse que não pode pq o k tem valor de 10 no jogo.

    ResponderExcluir
  46. E se duas pessoas sair batida de mao quem ganha o ponto?

    ResponderExcluir
  47. Quando alguém joga o melé a outra pessoa pode pegar?

    ResponderExcluir
  48. Posso no jogo fazer flay usando o mele

    ResponderExcluir
  49. Olá galera uma divida. Hoje estive jogando pife e acabou as cartas e ninguém bateu o jogo que devo fazer?

    ResponderExcluir
  50. Cachetinha 5 jogadores, jogadores 1,2,3,4,5...
    O jogador 3 estava batido de 9 na mão mas rodou tentar bater de 10... O jogador 2 descartou para o jogador 3 mas o descarte não servia para o jogador 3 ( lembrando que o 3 está batido de 9 na mão), nesse descarte
    do jogador 4 bateu o jogo no descarte do jogador 2 para o 3... Se a carta de descarte não serviu para o jogador 3 o jogador 4 tem a preferência de bater na frente correto?? Pois o jogador 3 que estava batido na mão não pode somente abaixar o jogo... Pra bater de nove é obrigatório descartar uma carta correto?
    Ou por ser a vez dele jogar ele pode abaixar o jogo sem efetuar a compra? Lembrando que o jogador 4 bateu no descarte antes e a carta que foi descartada do jogador 2 pro 3 não servia para o 3

    ResponderExcluir
  51. Se eu sai batido n vira sendo q eu ñ seja mão e outro parceiro sair batido n mão, qual d nós pode bater .. Cacheta dura

    ResponderExcluir
  52. se cair uma carta o jogador q joga antes de mim bate com 9 cartas e eu bato com 10 cartas quem bate?

    ResponderExcluir
  53. que regras michuruca são essas que não fala quando o cara conversa se condena quando o cara brinca no jo go ;. quero saber das bunições do jogo

    ResponderExcluir
  54. Na cacheta joguei o coringa no lixo pode o outro jogador pegar e usar como coringa

    ResponderExcluir
  55. Estou batido com as 9 , resolvo esperar uma rodada, quando chega a minha vez , tenho que comprar pra bater.

    ResponderExcluir
  56. Meu irmao deu as cartas , minha esposa começou o jogo batida jah , como funciona dai ? Ela bate normal espera a vez ?

    ResponderExcluir
  57. Se o jogador pia e desse seu jogo na mesa, outros jogadores que estão na boa podem bater com aquelas cartas que estão na mesa do jogador que piou??????

    ResponderExcluir
  58. Respostas
    1. Eu sempre joguei assim, mas aqui na jogada não querem aceitar também.

      Excluir
  59. 10 valete e dama formam jogo na cacheta?

    ResponderExcluir
  60. N exixtem barrera sobre as cartas de 10 valete e dama

    ResponderExcluir
  61. To jogando em dois posso bater quina e quadra ou quina e quina

    ResponderExcluir
  62. Exemplo ta so eu e meu parceiro
    Ele pio na mesa
    Mas nao levanto a carta
    Ele pode comprar no monte ou tem que levantar a carta que pio

    ResponderExcluir
  63. estava jogando e comprei uma carta da mesa e ja tinha ela na mao , ou seja dobrada , posso descatar na mesma rodada?

    ResponderExcluir
  64. 8+9+10+valete é uma sequência para bater de 10 horas

    ResponderExcluir
  65. A pessoa joga coringa eu posso bater

    ResponderExcluir
  66. O jogo K + A + 2 vale como sequência?

    ResponderExcluir
  67. Estavamos jogando em 5 pessoas eu era o mao de compra, comprei e bati mas saiu um batido na vira mas so bateo depois que eu comprei e bati
    De quem e a batida?

    ResponderExcluir
  68. Qero saber eu bati de 9 outro bate De 10 eu tô na frente a batida e quem

    ResponderExcluir
  69. Ola gostaria de saber uma situação estava com três coringas e um jogo feito cm uma carta duplicada,meu adversário jogou uma carta pra mim eu coloquei baralho na mesa achei que tinha batido isso enquadra como se queimar?

    ResponderExcluir