quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Regras do Jogo Copas


O jogo tem quatro participantes que jogam entre si, devendo sentar em posições alternadas.


Jogadores - 4.
Baralhos - Um baralho de 52 cartas.
Distribuição - 13 cartas para cada jogador.
Objetivo - Ficar com a menor pontuação.

Definições
Vaza - uma rodada ganha
Rodada - uma sequência de 4 jogadas, onde cada jogador joga uma carta, e o vencedor (aquele que descartar a carta mais alta) ganha uma vaza.
Carta mais alta - a carta de maior valor do naipe. A ordem das cartas é a seguinte, da menor para a maior: 2, 3, 4, 5, 6, Q, J, K, 7, A.
Seguir o naipe - jogar um carta do mesmo naipe da primeira carta da rodada.
Dama negra - É a carta 12 de espadas. Esta carta soma 13 pontos ao jogador que ganhar a vaza.
Primeira carta - A primeira carta de um jogo é a 2 de paus.

O Jogo
São distribuidas 13 cartas para cada jogador, uma a uma, no sentido horário. Após a etapa de distribuição de cartas, são realizadas 13 rodadas. Na 1ª rodada, cada jogador deve escolher 3 cartas e passá-las ao jogador da esquerda. Na 2ª rodada, cada jogador deve escolher 3 cartas e passá-las ao jogador da direita. Na 3ª rodada, cada jogador deve escolher 3 cartas e passá-las ao jogador da frente. Na 4ª rodada não são passadas cartas. Na próxima rodada sao passadas cartas à esquerda, na próxima à direita e assim sucessivamente até o término das 13 rodadas. O jogador que começa a primeira rodada é o jogador que possui a carta 2 de paus. Os jogadores seguintes (no sentido horário) devem seguir o naipe jogado pelo primeiro jogador. Se um jogador não possuir cartas para seguir o naipe, deve jogar qualquer outra carta. Na primeira rodada não é permitido jogar uma carta do naipe de copas nem a Dama negra. Cartas do naipe de copas só poderão ser baixadas após a primeira rodada e após algum jogador baixar uma carta desse naipe por não poder seguir o naipe. No final da rodada determina-se o vencedor da seguinte forma: O jogador que jogar a carta mais alta do naipe da primeira carta é é o vencedor dessa rodada. O vencedor da rodada ganha 1 vaza para cada carta do naipe de copas e 13 vazas pela dama negra se esta tiver sido descartada. O jogador vencedor da rodada inicia a próxima rodada. Após 13 rodadas, todos os jogadores estarão sem cartas na mão, e é realizada a contagem dos pontos. Caso nenhuma jogador tenha atinjido 100 pontos, são distribuídas 13 cartas novamente para cada jogador, iniciando assim um novo jogo. Esse processo é repetido até um jogador alcançar 100 pontos. Este jogador é o último colocado. A colocação dos outros jogadores é definida pelas respectivas pontuações, sendo que, quanto mais pontos, pior a colocação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário