quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Regras do Jogo da Sueca

O jogo tem quatro participantes, que formam duas duplas, devendo sentar em posições alternadas.

Jogadores - 4.
Baralhos - um baralho, sendo que o coringa e as cartas 8, 9, e 10 não são utilizadas.
Distribuição - dez cartas para cada participante.
Objetivo - fazer 4 pontos de jogo. Um jogo é composto de várias partidas, que valem pontos de jogo.

Definições
Trunfo - naipe que vale mais durante a partida. Uma carta do trunfo sempre ganha de qualquer carta de outro naipe.
Rodada - uma sequência de 4 jogadas, onde cada jogador joga uma carta, e o vencedor leva as 4 cartas.
Carta mais alta - a carta de maior valor do naipe. A ordem das cartas é a seguinte, da menor para a maior: 2, 3, 4, 5, 6, Q, J, K, 7, A.
Seguir o naipe - jogar um carta do mesmo naipe da primeira carta da rodada.
Bandeirada - quando uma dupla consegue vencer todas as rodadas da partida.

O Jogo
O distribuidor revela a última carta do baralho, cujo naipe será o trunfo dessa partida. Depois distribui 10 cartas para o jogador da esquerda, e segue distribuindo para os outros jogadores, sempre com 10 cartas por vez. A carta do trunfo revelada permanece com o distribuidor. Após isso, são realizadas 10 rodadas. O jogador que começa a primeira rodada é o jogador à esquerda do distribuidor. Se as cartas do primeiro jogador somarem 10 pontos ou menos ele pode baixar o jogo. Se fizer isso, as cartas são embaralhadas e distribuídas novamente. Caso o primeiro jogador inicie o jogo, ele deve baixar uma carta. Os jogadores seguintes (no sentido horário) deve seguir o naipe jogado pelo primeiro jogador. Se algum jogador não possuir carta deste naipe, ele pode jogar qualquer outra carta que tiver na mão. No final da rodada determina-se o vencedor da seguinte forma: se uma ou mais cartas do trunfo tiverem sido jogadas, a carta mais alta do trunfo é a vencedora. Caso o trunfo não tiver sido jogado, a carta mais alta do naipe da primeira carta é a vencedora. O vencedor da rodada ganha as 4 cartas, deixando-as separadas do restante, viradas para baixo. Este jogador inicia a próxima rodada. Após 10 rodadas, todos os jogadores estarão sem cartas na mão, e é realizada a contagem dos pontos.

Contagem
Na contagem de pontos, são somados os pontos das cartas obtidas por cada dupla. Se uma dupla conseguir dar uma Bandeirada, ela vence automaticamente o jogo (uma dupla pode conseguir 120 pontos mas não vencer todas as rodadas, nesse caso a Bandeirada não ocorre). Se uma dupla fizer de 91 a 120 pontos, ela ganha 2 pontos de jogo. Se uma dupla fizer de 61 a 90 pontos, ela ganha 1 ponto de jogo. Caso as duas duplas consigam 60 pontos, ocorre um empate. Nesse caso, ninguém ganha pontos de jogo e 1 ponto é acumulado para a próxima partida, ou seja, na próxima partida a dupla vencedora vai ganhar os pontos de jogo conseguidos mais os pontos acumulados.
Exemplo: após um empate uma dupla faz mais de 91 pontos. Ela vence 2 pontos de jogo por essa partida mais 1 ponto da partida acumulada. Quando uma das duplas atingir 4 pontos de jogo ou mais, ela vence o jogo.

Valor em pontos
A - 11 pontos.
7 - 10 pontos.
K - 4 pontos.
J - 3 pontos.
Q - 2 pontos.
2, 3, 4, 5, 6 - 0 pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário