quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Regras do jogo de Buraco

O jogo com dois participantes tem contagem de pontos individual.Quando quatro pessoas participam, duas duplas são formadas, devendosentar em posições alternadas.

Jogadores - 2 e 4.
Baralhos - dois de 52 cartas.
Distribuição - onze cartas para cada participante e dois mortos.
Objetivo - Fazer mais pontos.

Definições
Jogo - três ou mais cartas, ordenadas, do mesmo naipe.
Ex.: 3,4,5 e 6 de Paus; 10, Valete e Dama de Copas. (O Ás vale acima do Rei ou abaixo do dois.) o número mínimo de cartas é três, mas podem ser descidas mais cartas simultaneamente, ou outras cartas serem acresecentadas no decorrer da partida.
Curingas - Os dois são utilizados como curingas, podendo substituir qualquer carta.
Exemplo: Dama-dois-Ás de Ouros; sete-sete-dois.
Batida - é acabar as cartas da mão.
Morto - No caso de jogo com 2 participantes, cada jogador recebe após bater 11 cartas (morto). Se for jogo de dupla, só recebe o primeiro da dupla a bater.
Batida Direta e Batida Indireta Batida - direta é aquela em que o jogador esvazia a mão sem jogar fora. Pegará o morto e continuará a jogar, sem comprar carta. Batida indireta é aquela em que o jogador termina suas cartas, descartando uma. Pegará o morto, mas só poderá utilizá-lo na outra volta, quando for a sua vez de jogar.
Canastra - Jogo de sete cartas ou mais em sequencia do mesmo naipe. Tem três tipos de canastra: "Limpa" (sem curinga), "Suja" (com curinga) e "De mil" (de ás a ás e sem curinga).

O Jogo
O mão compra uma carta do baralho (monte constituído pelas cartasque sobrarem após a distribuição), verifica quais as combinações quepode fazer com essa carta e joga fora uma que não lhe interessa. Essacarta começa a lixeira, refugo ou cartas da mesa. Após jogar fora,jogará o segundo jogador à esquerda do primeiro e assim por diante, atéque alguém termine a partida. Após cada compra o jogador poderá baixaruma combinação de cartas - jogo - antes de descartar (jogar fora) umacarta da sua mão. O descarte significa que ele acabou sua jogada e estápassando a vez. O jogador não pode voltar atrás. Do segundo jogador emdiante, existe opção entre a compra de uma carta do monte ou de todas ascartas da lixeira. O jogador que bater com as onze cartas iniciais,pegará as onze cartas de seu morto e o jogo continuará como antes. Nojogo de parceria, cada morto corresponde a uma dupla. Se quem já pegou omorto tornar a bater, terminará a partida, mas para isso precisa-se depelo menos uma canastra limpa. Se a outra dupla ou o outro jogador nãopegar o morto, deverá descontar de seus pontos positivos os 100 pontoscorrespondentes ao morto, além das cartas que tem em mãos.

Contagem
Ao término da partida, somam-se os pontos na mesa, ou seja osvalores das cartas baixadas, mais o valor extra das canastras. Deduz -seos valores das cartas que sobraram na mão. Para o jogador ou dupla quebateu, soma mais 100 pontos da batida e caso o outro jogador ou duplanão tenha pego o morto, diminúi-se 100 pontos como penalidade.
Detalhe: Se um jogador comprar o morto por batida indireta e oadversário terminar a partida antes que chegue sua vez de jogar, o mortodeverá ser pago, como se não o tivesse sido comprado.

Valor em pontos
Batida = 100 pontos.
Curinga (dois) = 10 pontos.
Do Oito ao Rei = 10 pontos cada carta.
Do Três ao Sete = 5 pontos cada carta.
Ases = 15 pontos cada.
Canastra Limpa - Vale 200 pontos.
Canastra Suja - Vale 100 pontos.
Canastra de Mil - Vale 1000 pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário